Nosso Blog

Cadê o Biiiiill? Beijinho no ombro pra você. Eu sou rycaaaaaaaaaa!!

Já ouvi dizer por aí que “calada vence!”, mas vamos combinar, tem que fazer algum tipo de barulho pra chamar atenção no mundo concorrido, dinâmico, disputado, caótico e fascinante da comunicação. “Me chama que eu vou” contar uma coisa importante para você agora: a propaganda da sua empresa precisa entregar o que seu cliente gosta, o que ele consome, o que ele quer (e o que ele nem sabe que

Leia mais »

Atenção para o horário eleitoral gratuito!

A cada 2 anos os dilemas se repetem. De um lado os fãs do candidato B, do outro lado os fãs do candidato L. Falas mais enfáticas, discursos acirrados, debates à mesa do bar, brigas nos grupos da família, mídia cobrindo a agenda dos partidos e por aí vai. Quando começa o horário eleitoral gratuito, uns desligam a TV, outros não piscam pra não correr o risco de perder a hora. Uns

Leia mais »

A estranha mania de fingir que se tem um propósito

“Opa, hoje é dia do idoso… amanhã é dia do pet… olha a causa LGBTQUIAPNI+, não esquece de colocar uma pessoa preta no material, vamos fazer algo para falar do setembro amarelo…” – se sua empresa está presente nas mídias sociais, você certamente já fez esse tipo de solicitação à sua agência de propaganda ou ao pessoal do MKT. Mas, vumbora refletir um pouquinho: sua empresa tem um propósito real? Pra

Leia mais »

A-TEN-DI-MEN-T0: mais simples do que você pensa. Mais difícil do que você imagina

Como você tem desenvolvido seu trabalho? Como sua empresa tem atendido o cliente? Chega aqui, vem cá, deixa eu te falar umas coisinhas sobre atendimento… hoje o papo é direto e reto. Na academia, atendente com a cara no celular, instrutor que some pra fazer um lanche. Na loja, vendedora que não sabe sorrir. Na ligação, alguém que “fala pra dentro”. guichê, uma pessoa que não olha pra você. Na

Leia mais »

Por que a gente compra o que a gente compra?

Tem gente que ama pronunciar esse verbinho: comprar! É que tem coisas que a gente precisa mesmo, né? Ficou tão lindo em fulano. Facilita a vida de sicrana… Ah, tem aquele casamento pra ir. Vou visitar um cliente. Vou comemorar o aniversário de casamento. Minha filha vai ficar tão feliz… Eu mereço depois de um dia cheio. Trabalho pra isso. A gente só vive uma vez… Tá com um preço

Leia mais »

De uma vez por todas entenda: ou você se comunica ou…

Acorda e dá uma conferida no Whatsapp (lá se vão uns 20 minutos vendo a vida alheia…). Liga a TV pra fazer companhia enquanto se arruma. Entra no carro e sintoniza até aquela estação preferida. Chega no trabalho e lê as manchetes do portal local (o Acorda Cidade, é claro!) Vai visitar um cliente e folheia a revista enquanto aguarda. Sai pra almoçar e percebe aquela promoção destacada sobre a mesa.

Leia mais »

Usar WhatsApp para trabalhar é massa, mas você sabe como se comportar usando ele?

O WhatsApp é uma daquelas ferramentas que a gente usa e pensa: “Como era que eu fazia antes disso existir?” (de verdade, nem eu me lembro). A questão é que esse aplicativo se tornou parte do celular, parte de você e do seu trabalho. É mais rápido e fácil resolver e providenciar e pedir e cobrar e vender e (até) paquerar através dele. Afinal, trata-se de comunicação instantânea, e nós

Leia mais »

Entre o Metaverso e a Era dos Dinossauros

Sim, esse texto vai começar de trás pra frente. Isso porque é mais fácil lembrar o que é presente, aquilo que mesmo não entendendo direito a gente há pouco tempo ouviu falar. Mas logo vamos ao passado, aquilo que sustenta o presente e nos ajuda a decifrar o tal do futuro… Muito se tem falado sobre um ambiente virtual onde existem empresas empreendendo, onde se compram terrenos, onde artistas fazem

Leia mais »

Soraya Macêdo

Publicitária há mais de 22 anos. Diretora/Atendimento Publicitário. Por um lado ela acha que a ideia mais criativa do mundo foi a invenção do chocolate e defende isso com unhas e dentes. Por outro, ela acredita que a ideia mais sem graça é a criação da dieta.

Thayse Amorim

Publicitária com um olho nas lentes da sua objetiva e o outro nos Conteúdos da Formato desde 2022. Pra essa produtora esportista, a melhor ideia é poder falar sem papas na língua. E a ideia mais irritante é gente desligada!

Péricles Junior

Esse aventureiro de coração e prospector nato, já achou sua joia desde 2021 e segue com ela equilibrando sua carreira sob duas rodas. Para ele, a melhor ideia já inventada foi o calendário, pois é onde marca as datas das suas viagens. E a ideia mais sem noção é não se inspirar na liberdade de viver.

Bruce, o mascote

Foi adotado pela nossa equipe em 2017 e, em poucos meses, conquistou o posto de chefe da Formato. Para ele, a melhor ideia com certeza foi a criação dos humanos, vulgo seus súditos. E a ideia mais arrepiante é, sem dúvidas, a ração barata.

João Henrique

Nosso estagiário de design é um autodidata, amante da filosofia e se inspira nela para não surtar com os prazos dos seus Jobs. Para esse nerd, a ideia já aprovada é, sem dúvidas, a academia, porque além de trazer paz ao seu espírito ressalta os músculos do seu corpo e a ideia mais fraca é não ter um fone para ouvir suas músicas enquanto treina e cria.

Giulia Muritiba

Graduanda de Publicidade e Propaganda. Para essa maratonista que já percorreu todos os setores da agência e está se descobrindo como uma valente redatora, a melhor ideia já inventada são as séries e filmes, porque são fontes de inspiração para sua vida e para os seus roteiros, e a ideia mais sem pé nem cabeça é escrever sem nenhum objetivo.

Vaneila Silva

Com a mão no diploma, nossa estagiária de Social Media faz parte do time Formato desde 2022. Pra rainha da montaria, a melhor ideia é ir pra cavalgada. E a ideia pior que coice de mula é se apaixonar pelo vaqueiro.

Paulo Freitas

Estudante de Publicidade e Social Media, publicando na Formato desde 2022. O cara da dancinha é um profissional e não aguenta ouvir um hit que já puxa uma coreografia. Para ele, uma ideia que mexe com seu corpo inteiro é poder trabalhar ouvindo música. E a ideia que quebra ele é não conseguir ouvir todas as playlists dos seus artistas preferidos.

Lucymara Carvalho

Gerente Financeiro com mais de 20 anos de experiência, Mara, como gosta de ser chamada, carrega a paixão pela arte de gerenciar. Para ela, a ideia mais bem programada foi o notebook, porque nele é possível visualizar a vida em formato de planilha até mesmo na praia. E a ideia mais problemática, com certeza, é uma vida sem planejamento.

Camila Melo

Faz parte do time Formato desde abril de 2021, porque ela é específica. É a rainha dos contatos e comanda toda mídia. Para ela, a melhor ideia é tirar um cochilo após o almoço. E a ideia que tira seu sono é o bendito despertador.

Felipe Ramon

Designer por formação, faz parte do time desde 2011. Nosso Diretor de Arte vive plugado na criatividade e em seu fone de ouvido. Para ele, as melhores ideias vêm com bom humor, e uma ideia sem graça nenhuma é receber um job sem prazo.

Camille Marjorie

Publicitária desde 2013, Analista de Mídias Digitais ou também conhecida como chefinha dos pupilos. Para ela, a melhor ideia do universo foi ter colocado gatos na terra. E a ideia mais miada é não ter 50 gatos em sua casa. #loucadosgatos.

Fernanda Barbosa

Formada em Publicidade desde 2018, nossa redatora é Mestre em Comunicação e trabalha focada no que acredita. Para essa sonhadora, a ideia mais criativa do mundo é a música e canta como se soubesse cantar. Por outro lado, a ideia mais ensurdecedora é o silêncio, apesar de gostar.