Atenção para o horário eleitoral gratuito!

A cada 2 anos os dilemas se repetem. De um lado os fãs do candidato B, do outro lado os fãs do candidato L. Falas mais enfáticas, discursos acirrados, debates à mesa do bar, brigas nos grupos da família, mídia cobrindo a agenda dos partidos e por aí vai. Quando começa o horário eleitoral gratuito, uns desligam a TV, outros não piscam pra não correr o risco de perder a hora. Uns falam junto com o candidato, outros riem de cada um que aparece. E sua empresa, faz o que nesse cenário? Primeira e mais importante coisa a fazer: NÃO SE METER. Isso mesmo, sua empresa NÃO tem partido. Sabe por que? Porque não interessa o candidato do seu cliente, contanto que ele compre de você. Você, pessoa jurídica, não tem lado. Você, pessoa jurídica, tem produto e/ou serviço a oferecer. Você, pessoa jurídica, quer o cliente, independente se ele é de direita, de esquerda ou coluna do meio.

Uma outra grande preocupação é observar o que você está comunicando… alguns detalhes que nem seriam notados em épocas comuns podem ser mal interpretados em tempos de eleição. Vamos a um exemplo bemmmm atual: o uso das cores. Cuidado ao usar vermelho ou verde e amarelo. Estamos falando em ter cuidado com alguma possível associação com a política, não em deixar de usar essas cores por conta da politicagem, ok? Na prática: a cor escolhida “fala” com a ideia e com a mensagem que você quer transmitir ou está ali de forma totalmente aleatória? Outra coisa, o texto traz algum termo desnecessário e muito partidário COMPANHEIROS? Favor prestar atenção, porque aqui é BRASIL ACIMA DE TUDO, TALKEI?

Esse ano, pra completar o cabo de força política, e dar ainda mais trabalho às empresas (e suas agências), a Copa do Mundo de Futebol será realizada em pleno mês de novembro. De cara a gente fica naturalmente confuso (desde que me entendo por gente, Copa é no São João com forró, festa na rua, apito, tudo em verde e amarelo, uma festa! Massss, esse ano, é necessário redobrar a atenção até na hora de usar a bandeira do país… Redobrar a atenção não significa não usar, mas avaliar cada palavra, cada imagem, cada colocação. Um exemplo prático: em uma peça publicitária para vender a coleção de roupas para a Copa do Mundo, evite usar a frase “Aqui somos Brasil o tempo inteiro”… melhor optar por algo tipo “Na Copa do Mundo, nossa torcida é para o time canarinho”. Esse exemplo é ilustrativo, ok? Uma publicitária não seria tão sem graça na criação de um texto, ora bolas!!

Parece óbvio, muito óbvio o que vou escrever agora, mas, porém, contudo, entretanto e todavia… há quem esqueça ou confunda tudinho. Anunciante, sua empresa não tem lado, lembra? Por isso, esqueça esse negócio de Globo golpista, Anitta esquerdista, Jovem Pan bolsominion, Folha de São Paulo comunista, blá, blá, blá… vá pra onde seu cliente está! Só isso, entendeu? Não?! Vou desenhar então! Sua empresa, meu caro e minha cara, tem que estar onde o povo está. Ou seja, o que interessa na hora de anunciar é a audiência. Tem muito bolsonarista? OK! Tem muito lulista? OK! Tem público? Lá estaremos com nosso anúncio, passando nossa mensagem! E amanhã, se a pessoa estiver vestindo vermelho ou verde amarelo, tanto faz! Atenda seu cliente e venda muuuuiito pra ele.

Ah, e não esqueça: sua empresa precisa ser a escolha certa antes, durante e depois da campanha política e, no dia da eleição trate de votar direito, seja lá o que isso signifique nos tempos atuais…

Outros Posts

Soraya Macêdo

Publicitária há mais de 22 anos. Diretora/Atendimento Publicitário. Por um lado ela acha que a ideia mais criativa do mundo foi a invenção do chocolate e defende isso com unhas e dentes. Por outro, ela acredita que a ideia mais sem graça é a criação da dieta.

Thayse Amorim

Publicitária com um olho nas lentes da sua objetiva e o outro nos Conteúdos da Formato desde 2022. Pra essa produtora esportista, a melhor ideia é poder falar sem papas na língua. E a ideia mais irritante é gente desligada!

Péricles Junior

Esse aventureiro de coração e prospector nato, já achou sua joia desde 2021 e segue com ela equilibrando sua carreira sob duas rodas. Para ele, a melhor ideia já inventada foi o calendário, pois é onde marca as datas das suas viagens. E a ideia mais sem noção é não se inspirar na liberdade de viver.

Bruce, o mascote

Foi adotado pela nossa equipe em 2017 e, em poucos meses, conquistou o posto de chefe da Formato. Para ele, a melhor ideia com certeza foi a criação dos humanos, vulgo seus súditos. E a ideia mais arrepiante é, sem dúvidas, a ração barata.

João Henrique

Nosso estagiário de design é um autodidata, amante da filosofia e se inspira nela para não surtar com os prazos dos seus Jobs. Para esse nerd, a ideia já aprovada é, sem dúvidas, a academia, porque além de trazer paz ao seu espírito ressalta os músculos do seu corpo e a ideia mais fraca é não ter um fone para ouvir suas músicas enquanto treina e cria.

Giulia Muritiba

Graduanda de Publicidade e Propaganda. Para essa maratonista que já percorreu todos os setores da agência e está se descobrindo como uma valente redatora, a melhor ideia já inventada são as séries e filmes, porque são fontes de inspiração para sua vida e para os seus roteiros, e a ideia mais sem pé nem cabeça é escrever sem nenhum objetivo.

Vaneila Silva

Com a mão no diploma, nossa estagiária de Social Media faz parte do time Formato desde 2022. Pra rainha da montaria, a melhor ideia é ir pra cavalgada. E a ideia pior que coice de mula é se apaixonar pelo vaqueiro.

Paulo Freitas

Estudante de Publicidade e Social Media, publicando na Formato desde 2022. O cara da dancinha é um profissional e não aguenta ouvir um hit que já puxa uma coreografia. Para ele, uma ideia que mexe com seu corpo inteiro é poder trabalhar ouvindo música. E a ideia que quebra ele é não conseguir ouvir todas as playlists dos seus artistas preferidos.

Lucymara Carvalho

Gerente Financeiro com mais de 20 anos de experiência, Mara, como gosta de ser chamada, carrega a paixão pela arte de gerenciar. Para ela, a ideia mais bem programada foi o notebook, porque nele é possível visualizar a vida em formato de planilha até mesmo na praia. E a ideia mais problemática, com certeza, é uma vida sem planejamento.

Camila Melo

Faz parte do time Formato desde abril de 2021, porque ela é específica. É a rainha dos contatos e comanda toda mídia. Para ela, a melhor ideia é tirar um cochilo após o almoço. E a ideia que tira seu sono é o bendito despertador.

Felipe Ramon

Designer por formação, faz parte do time desde 2011. Nosso Diretor de Arte vive plugado na criatividade e em seu fone de ouvido. Para ele, as melhores ideias vêm com bom humor, e uma ideia sem graça nenhuma é receber um job sem prazo.

Camille Marjorie

Publicitária desde 2013, Analista de Mídias Digitais ou também conhecida como chefinha dos pupilos. Para ela, a melhor ideia do universo foi ter colocado gatos na terra. E a ideia mais miada é não ter 50 gatos em sua casa. #loucadosgatos.

Fernanda Barbosa

Formada em Publicidade desde 2018, nossa redatora é Mestre em Comunicação e trabalha focada no que acredita. Para essa sonhadora, a ideia mais criativa do mundo é a música e canta como se soubesse cantar. Por outro lado, a ideia mais ensurdecedora é o silêncio, apesar de gostar.