A estranha mania de fingir que se tem um propósito

“Opa, hoje é dia do idoso… amanhã é dia do pet… olha a causa LGBTQUIAPNI+, não esquece de colocar uma pessoa preta no material, vamos fazer algo para falar do setembro amarelo…” – se sua empresa está presente nas mídias sociais, você certamente já fez esse tipo de solicitação à sua agência de propaganda ou ao pessoal do MKT. Mas, vumbora refletir um pouquinho: sua empresa tem um propósito real?

Pra começar, a gente precisa dar nome aos bois mesmo. Então vamos entender o que é um Propósito Empresarial. Propósito Empresarial é aquilo que move a sua empresa e os colaboradores que trabalham nela. São os valores, a marca que ela quer ter, como quer ser conhecida de forma geral. Propósito não é card comemorativo, não é um “apoiozinho ao evento pra alguém parar de te encher o saco!”. É filosofia na prática. É dia a dia.

Quando a gente fala de propósitos – sejam pessoais e/ou empresariais – a gente não fala de superfície… a gente fala do que é pra valer, daquilo que a gente diz e faz na frente das câmeras e quando não há ninguém por perto. Mas o que mais se vê por aí não é bem isso… Institucionalizou-se – não sei por quem nem quando – que toda empresa precisa estar presente naquele dia X de comemoração ao tema Y.

É nesse momento que muitos resolvem conhecer um tal de Calendário Promocional (NÃO digite no Google. Você vai descobrir que esse calendário é grande, grande, grande… e que tem um monte de tipos diferentes… socorroooo!). Brincadeiras à parte, o calendário promocional é uma ferramenta, um material de referência para auxiliar no planejamento das ações estratégicas e de comunicação de uma empresa. Acontece que nele tem dia de tudo – tudo mesmo.

(abre parênteses para eu poder matar um pouco a sua curiosidade. Acompanha a listinha aí embaixo:

  • 1 de janeiro – Dia do Circo da Vida (alguém me explica o que é?)
  • 17 de fevereiro – Dia da roupa de baixo (comece a entender a maluquice…)
  • 18 de março – Dia da chuva (desconfio que o chuvisco, a névoa e outros sintam ciúmes…)
  • 24 de abril – Dia do boi e Dia do talento (veja bem, neste momento estou tentando correlacionar coisas tão iguais no mesmo dia! )
  • 14 de maio – Dia Continental do Seguro (esse é sem graça, eu sei! Mas só pra dividir com você algo que acabei de descobrir – além de dia nacional, internacional e mundial, tem dia que é continental também…)
  • Tá bom já né? Se quiser conhecer mais, só pesquisar!)

Seguindo a linha do calendário promocional, e da síndrome de rebanho, há ainda as empresas que fazem o que todas as outras estão fazendo e ponto final (às vezes acho que esse é o “propósito” delas: seguir os concorrentes e nem pensar o porquê de estarem fazendo o que estão fazendo…). Quando isso vem à tona, normalmente, é quando a imprensa aborda o assunto – seja pelas comemorações, seja por algum acontecimento, ou quando a data é do tipo clássica – Natal, Crianças, Mães, Namorados.

Exemplos da vida real – alguns escancarados, outros velados:

  • faz aí um cardzinho rapidinho pro Dia das Crianças (mas tomara que nenhum pai traga seus filhos porque eles mexem em tudo aqui!);
  • ahh, antes que eu esqueça, da próxima vez coloca um cachorrinho na foto, o povo gosta (sem noção quem anda com bicho pra cima e pra baixo. Não tem cabimento isso!);
  • quero uma campanha com gente diferente, cabelos black, tatuagem…nada de colocar só gente branca e sem graça (aiii tá vendo que com essas tranças não vai arrumar emprego?)
  • precisamos contratar uma pessoa com deficiência, dar oportunidade (vai mexer com tanta coisa aqui, mas que jeito, é lei e temos que cumprir…)

Mais uma vez, adotar uma causa e lutar por um propósito não é algo pontual, não é aquilo que se faz uma vez no ano ou de vez em quando. Não tem a ver, primeiramente, com o público, mas consigo mesmo enquanto gestor e enquanto empresa.

Ter um propósito é falar sobre o que acredita e praticar aquilo que se fala. É ter em sua equipe pessoas pretas, brancas, orientais porque você acredita na competência de cada um deles e não os julga pela cor ou raça. É contratar gay porque a orientação sexual dele não é da sua conta, e sim por ele ser um grande profissional. É fazer ações para crianças ou animais não apenas porque é fofo e ajuda a vender (o que já seriam ótimas razões!), mas fazer com entrega, com verdade, com satisfação.

Esse texto é uma reflexão e também, apesar da crítica, é um texto para exaltar gestores e profissionais que já entenderam o que fazem e a importância de suas ações para outras pessoas, para o meio ambiente, para a vida em sociedade, para a paz, para a felicidade.

Propósito, razão, causa, seja lá o nome que você ou sua empresa queiram dar, não é um dia no calendário anual. É dia a dia, dos pequenos aos grandes detalhes. É fazer a diferença!

Soraya Macêdo
Publicitária formada pela Ucsal e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Uefs. Diretora da Formato Ideias; 22 anos de experiência no mercado publicitário, 15 anos lecionando em faculdade e formando novos profissionais, 18 anos à frente da agência e aprendendo coisas novas ainda hoje.

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Soraya Macêdo

Publicitária há mais de 22 anos. Diretora/Atendimento Publicitário. Por um lado ela acha que a ideia mais criativa do mundo foi a invenção do chocolate e defende isso com unhas e dentes. Por outro, ela acredita que a ideia mais sem graça é a criação da dieta.

Thayse Amorim

Publicitária com um olho nas lentes da sua objetiva e o outro nos Conteúdos da Formato desde 2022. Pra essa produtora esportista, a melhor ideia é poder falar sem papas na língua. E a ideia mais irritante é gente desligada!

Péricles Junior

Esse aventureiro de coração e prospector nato, já achou sua joia desde 2021 e segue com ela equilibrando sua carreira sob duas rodas. Para ele, a melhor ideia já inventada foi o calendário, pois é onde marca as datas das suas viagens. E a ideia mais sem noção é não se inspirar na liberdade de viver.

Bruce, o mascote

Foi adotado pela nossa equipe em 2017 e, em poucos meses, conquistou o posto de chefe da Formato. Para ele, a melhor ideia com certeza foi a criação dos humanos, vulgo seus súditos. E a ideia mais arrepiante é, sem dúvidas, a ração barata.

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Com a mão no diploma, nossa estagiária de Social Media faz parte do time Formato desde 2022. Pra rainha da montaria, a melhor ideia é ir pra cavalgada. E a ideia pior que coice de mula é se apaixonar pelo vaqueiro.

Paulo Freitas

Estudante de Publicidade e Social Media, publicando na Formato desde 2022. O cara da dancinha é um profissional e não aguenta ouvir um hit que já puxa uma coreografia. Para ele, uma ideia que mexe com seu corpo inteiro é poder trabalhar ouvindo música. E a ideia que quebra ele é não conseguir ouvir todas as playlists dos seus artistas preferidos.

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Gerente Financeiro com mais de 20 anos de experiência, Mara, como gosta de ser chamada, carrega a paixão pela arte de gerenciar. Para ela, a ideia mais bem programada foi o notebook, porque nele é possível visualizar a vida em formato de planilha até mesmo na praia. E a ideia mais problemática, com certeza, é uma vida sem planejamento.

Camila Melo

Faz parte do time Formato desde abril de 2021, porque ela é específica. É a rainha dos contatos e comanda toda mídia. Para ela, a melhor ideia é tirar um cochilo após o almoço. E a ideia que tira seu sono é o bendito despertador.

Felipe Ramon

Designer por formação, faz parte do time desde 2011. Nosso Diretor de Arte vive plugado na criatividade e em seu fone de ouvido. Para ele, as melhores ideias vêm com bom humor, e uma ideia sem graça nenhuma é receber um job sem prazo.

Camille Marjorie

Publicitária desde 2013, Analista de Mídias Digitais ou também conhecida como chefinha dos pupilos. Para ela, a melhor ideia do universo foi ter colocado gatos na terra. E a ideia mais miada é não ter 50 gatos em sua casa. #loucadosgatos.

Fernanda Barbosa

Formada em Publicidade desde 2018, nossa redatora é Mestre em Comunicação e trabalha focada no que acredita. Para essa sonhadora, a ideia mais criativa do mundo é a música e canta como se soubesse cantar. Por outro lado, a ideia mais ensurdecedora é o silêncio, apesar de gostar.